domingo

7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes - Stephen R. Covey (1990)


Andei muito tempo para ler este livro. O título não me inspirava. Não sei o que me levou a lê-lo mas recordo-o agora como um marco importante na minha vida. Percebi a razão pela qual foi considerado o “#1 Most Influential Business Book of the Twentieth Century”, tendo vendido mais de 15 milhões de cópias.

O que vos vou apresentar é mesmo algo muito breve comparado com a profundidade do livro, apenas mesmo com o intuito de vos abrir o apetite.

Segundo o autor, que estudou durante algumas décadas vários líderes a nível mundial, existem 7 hábitos que são comuns às pessoas altamente eficazes e é isso que ele propõe transmitir com o seu livro. Os hábitos estão organizados com uma ordem específica, sendo que os 3 primeiros trabalham ao nível da independência do indivíduo, os 3 seguintes em termos da sua relação com as outras pessoas e, por fim, o 7º hábito, um hábito que trabalha o indivíduo como um todo.

Hábito 1 – Ser Proactivo
Se decompusermos a palavra responsável em inglês, iremos ficar com “Response+Able”, ou seja, "capaz de dar resposta". É isto que as pessoas eficazes fazem: são proactivas perante a vida e não reactivas. As pessoas que se vitimizam colocam o poder nas mãos dos outros ou das circunstâncias, enquanto as que assumem a responsabilidade conseguem agir sobre a sua realidade. Segundo o autor, perante qualquer situação devemos por em acção a fórmula “R+I”, ou seja, “Recursos+Iniciativa”. “Que recursos tenho à minha disposição e que iniciativas posso tomar para resolver a situação?”

Para reflectir:
“Entre o estímulo e a resposta existe a possibilidade de decidirmos como agir. Como tem agido ultimamente? Como uma vítima ou como alguém que assume a responsabilidade?”

  
Hábito 2 – Começar com o fim em mente
Todas as coisas são criadas duas vezes: primeiro na mente e depois na realidade. Assim, primeiro é importante esclarecermos o que queremos atingir, planear os nossos objectivos, antes de nos pormos “mãos-à-obra”.

Para reflectir:
Imagine que está a assistir ao seu próprio funeral e que 4 pessoas vão falar:
-        - alguém da sua família
-        - um dos seus amigos
-       - um dos seus colegas de trabalho
-       - alguém da sua sociedade.

O que cada um deles diria?

O que pode começar a fazer hoje para que um dia digam aquilo que gostaria?

  
Hábito 3 – Pôr as coisas importantes primeiro
O autor apresenta uma matriz de gestão do tempo que cruza duas variáveis, Importância vs Urgência, o que dá 4 tipos de tarefas:
1 – Urgente e Importante (ex. “crise organizacional”)
2 – Não Urgente e Importante (ex. crescimento pessoal)
3 – Urgente e Não Importante (ex. telefone a tocar)
4 – Não Urgente e Não Importante (ex. navegar na internet).

As pessoas eficazes afastam-se dos quadrantes 3 e 4 pois não são tarefas importantes. A maioria de nós, no entanto, passa muito tempo a fazer coisas que não interessam para nada, não focados no que realmente importa. Para resolver isso temos que aprender a definir prioridades, dizer “não” ao que não importa e ser mais eficientes.

Para reflectir:
Que papéis tem na sua vida? E que tarefas em cada um deles? Aloque cada uma delas a um quadrante e veja como passa a maioria do seu tempo.


Hábito 4 – Pensar Ganhar-Ganhar
Efectivamente é a melhor solução mas infelizmente tão difícil de interiorizar. A maioria das pessoas continua sempre com a visão que para ganharem alguém tem que perder. O autor defende que não e mostra como o fazer, dando vários exemplos práticos.

Para reflectir:
Pense na última vez que negociou algo. Pensou realmente no ganho da outra parte?


Hábito 5 – Procurar primeiro compreender
Incrível como passamos a maioria do nosso tempo e das nossas discussões assegurando-nos que SOMOS compreendidos. Segundo o autor, primeiro temos que compreender o outro. Só assim o outro abrirá espaço para nos compreender a nós. E porquê é que devemos ser nós e não o outro a dar esse passo? Lembram-se do hábito 1? Ser proactivo...

Para reflectir:
Da última vez que discutiu com alguém, percebeu realmente qual era a necessidade do outro?


Hábito 6 – Sinergia
Sinergia é o que permite que 1+1 possa ser igual a 3. Nem o melhor jogador do mundo consegue ganhar o jogo sozinho. Precisa sempre de alguém para lhe passar a bola, outro para defender a baliza, etc.

Para reflectir:
De tipo de relações sinérgicas tem com os outros (ex. família, amigos, trabalho, etc.)?


Hábito 7 – Afiar o machado
Dois lenhadores fizeram uma aposta: qual conseguia cortar mais árvores durante 1 dia. O primeiro, mais novo, lançou-se ao trabalho e, durante todo o dia, não parou. O segundo, mais velho, passou um terço do tempo a afiar o machado. No restante tempo conseguiu cortar mais árvores, com menos esforço, que o primeiro.

Para reflectir:
- Como tem tratado da sua parte física? Alimenta-se bem? Dorme bem? Exercita-se?
- E da parte mental? Lê, actualiza-se?
- E da parte emocional? Namora com a vida? Diverte-se?
- E da espiritual? Faz as coisas com sentido? Qual a sua missão na vida?


Façam um favor a vocês próprios: comprem o livro, seja na versão normal, na versão áudio, etc. Mas não o deixem de ler. Vale realmente a pena.

3 comentários:

Anadel-Mor disse...

Obrigado Vasco.
Um abraço
Jaime

Unknown disse...

Olá,já me tinha cruzado com este livro e na realidade ainda não o tinha lido exactamente porque também não me tinha sentido inspirada pelo título...apenas mais um livro de desenvolvimento pessoal. Mas com tanto entusiasmo nesta sugestão e já que conheço a maioria dos livros que propõe e partilho do gosto, fiquei curiosa! Um Bom Ano! Maria João

Unknown disse...

Olá,já me tinha cruzado com este livro e na realidade ainda não o tinha lido exactamente porque também não me tinha sentido inspirada pelo título...apenas mais um livro de desenvolvimento pessoal. Mas com tanto entusiasmo nesta sugestão e já que conheço a maioria dos livros que propõe e partilho do gosto, fiquei curiosa! Um Bom Ano! Maria João